sábado, 22 de novembro de 2008

Insubmissão aos líderes eclesiásticos - Texto: Hb 13:17

Se hoje alguém lhe fizesse esta pergunta: “Qual o segredo do sucesso de um ministério de música?”, o que você responderia? Na certa seria comunhão e dedicação na área. Mas neste estudo vamos debater um pouco sobre o comportamento do ministério em relação ao seu líder. Para se ter comunhão com Deus não basta apenas orar e ler a palavra, pois muitos fazem isso até mesmo para justificar os seus erros e acusar os outros. Para muitos o sacrifício de vir a igreja todo o domingo, ler alguns versículos antes de dormir, mesmo caindo no sono e mortos de cansados, indica comunhão. A palavra de Deus diz em I Sm 15: 22-23 que é melhor obedecer do que sacrificar. Então como podemos dizer que temos comunhão com Deus, que nos esforçamos tanto, se não obedecemos a sua Palavra.

A insubmissão aos líderes eclesiásticos, tem sido uma das grandes causas de desavenças no ministério. Muitos, assim que chegam na igreja já se sentem atraídos pelos ministério de música e dança, dos adolescentes até os jovens mais maduros. Mas assim que se sentem ameaçados ou desafiados a mudarem o seu comportamento, começa então a nascer os primeiros frutos de maldição. A Bíblia trata de submissão aos maridos, aos patrões, submissão mútua, submissão aos lideres espirituais e a Deus principalmente. A obediência a Deus é o ponto de partida para termos sucesso em nosso ministério e em nossa vida em geral.

A insubmissão é algo tão maldito que acontece no meio de nós crentes de uma forma que nem percebemos. Se formos falar sobre os tipos de submissão como lemos no parágrafo acima, não é fácil de se fazer muitas das vezes, mas o mais difícil de se praticar é a submissão aos lideres espirituais. Porque satanás ele usa de nossa própria cobiça, nosso orgulho, nossa inveja, nossa mania de querer que as coisas sejam feitas só do nosso jeito, em fim uma série de coisas malditas. São coisas malditas porque nós não conseguimos conversar e discutir sem atrito com os nossos lideres, no final sempre difamamos, sempre criamos caso.

Vamos antes de ler alguns versículos, entender um pouco sobre o que é obediência. Obediência é submeter-se a vontade de alguém. Não significa estar abaixo de uma tirania. Sabemos que muitos líderes por aí abusam da autoridade para seduzir e escravizar o povo. Mas isso não nos justifica quando somos insubmissos, pois temos visto muitos líderes que são realmente uma bênção e que nos dão exemplo de sobra. Jesus é nosso exemplo perfeito de obediência. Fp 2:5-8

Sabemos que tem mandamentos da parte de Deus que não entendemos ao todo, mas mesmo assim Deus nos pede para obedecer. Portanto ser submisso, não significa entender tudo naquele mesmo momento, mas sim confiar. Acreditar na pessoa ter a mesma visão, negar a você mesmo e se doar para ver o reino se multiplicar, ou nós não desejamos que o nosso ministério cresça? Veja algumas dicas abaixo:

1. Entenda que Deus tem uma missão para a igreja, na qual Deus revela a forma de aplicação aos seus líderes.

2. O líder do ministério é o pastor do grupo.

3. Não faça nada no grupo sem comunicá-lo.

4. Aprenda a ouvir a palavra NÃO .

5. Compartilhe seus problemas da vida com ele, tenha uma amizade.

6. Não se esqueça que ele tem um líder acima dele.

7. Lembre-se que ele tem falhas também, dê a ele uma nova chance.

8. Não só critique, diga que ele acertou.

9. Ore e interceda por ele.

10. Queira ser o seu braço direito.

Leia : Tg 4:7 / Hb 11:03 / Fp 2:12,13 / Jo 7:17 / Mt 7:24 / Jo 14:23 / Am 3:03/At 5:32 / I Sm 15:22-23

Um comentário:

Pingo de Cultura disse...

Oi irmã, a paz...
Amei o estudo, vou mostrar pro pessoal do ministerio de louvor da minha igreja.
Gostaria de saber se voce se interessa em fazer parceria e trocar links, pois tenho um blog que fala sobre teoria musical.
De uma olhada e ve se se interessa:
http://pingodecultura.blogspot.com

Meu email pra contato é pingodecultura@hotmail.com

aguardo sua resposta

A paz...

MInha rádio

Eu e minhas irmães

Eu e minhas irmães