quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Entusiasmo

Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas.Todavia, eu me alegrarei no Senhor: exultarei no Deus da minha salvação.” Habacuque 3: 17-18

Entusiasmoo que essa palavra significa pra você? Ou o que você entende sobre ela? Não posso responder por você mas de uma coisa tenha certeza de que sua resposta estará relacionada a algo bom. Entusiasmo, empolgação, animação para fazer algo, são palavras que estam na boca do povo realmente. Onde costumamos dizer uns para os outros: “vamos lá, não desista!! Alegria!! Que desanimo! Bola pra frente, a vida continua!!” e assim vai....

Mas graças ao nosso bom Deus, para nós, ENTUSIASMO vai muito além do que palavras de ânimo, de momentos bons e alegres; Isso porque Deus é que nos proporciona o verdadeiro entusiasmo. Aquele que não surgi apenas quando temos algo à ganhar em troca. Muitas das vezes nos empolgamos com coisas que só são do nosso próprio interesse e não dos outros.

A palavra ENTUSIASMO vem do grego enthousiasmós, “ter Deus (Theós) dentro de nós” ou seja uma pessoa verdadeiramente entusiasmada é alguém vive com o poder de Deus dentro dela, pois a presença de Deus e o seu poder nos assegura esse tão famoso entusiasmo. Mas é bom lembrar também que isso depende apenas de uma coisa: COMUNHÃO com Deus. É necessário segui as ordens de Cristo em Mateus 26: 41 que diz “ vigiai e orai ,para que não entreis em tentação”. Sabemos que o fato de sermos tentado, não significa que iremos pecar, mas é por isso mesmo que devemos orar e vigiar. Quantos pessoas estão sem força para viver, desistindo dos seus sonhos, sem motivações, perspectivas de vida, com depressões, pessoas sem coragem de fazer o bem, na qual o próprio mal fazem a si mesmas, pessoas vivendo por viver, pessoas que vivem em função do outro para serem felizes, pois não tem o Espírito de poder e alegria , pessoas que até para irem para a igreja, precisam de um evento especial, ou desistem da obra por qualquer coisinha, mudam de igreja direto, invés de pedir orientação a Deus e resolver o problema.

A palavra de Deus nos chama de cooperadores e habitação de Deus, pessoas que não importa a situação estam sempre entusiasmadas em fazer a obra, em servir, em ajudar o próximo, os pobres, os necessitados. Pessoas que tem sonhos, que acreditam em milagres e aguardam as promessas, pessoas curadas, libertas, de paz, pessoas que estão dispostas a se alegrarem com os que se alegram e chorarem com os que choram ( Rm 12:15), pessoas que vivem uma vida de vitórias, mesmo que se percam muitas coisas.

Amados, devemos ter a certeza do que queremos também, do que somos, da nossa missão. Como disse o jornalista Caio Domingues: “Quem não sabe o que procura, não percebe quando o encontra.” Em meio a brigas com os irmãos, fofocas na igreja, problemas na família, trabalho, as nossas próprias desculpas para não fazer o que é bom etc, nada disso deverá tirar o nosso entusiasmo, matar os nossos sonhos, roubar as nossas bênçãos, calar as nossas bocas (Atos 4:20), pedrar os nossos corações (Pv 14:21).

Que entusiasmo tinha Davi na cova dos leões? Jonas no ventre do grande peixe? Moisés anunciando feio um louco sobre o dilúvio numa terra seca? Todos esses tiveram muita fé, ah.... isso tiveram sim. Mas no fundo no fundo, eles tinham a certeza do que eles eram, e muito mais a que Deus eles serviam, pois o próprio Deus era quem os motivava a continuar, pois o próprio Deus era quem estava com eles e hoje está conosco também. Aleluias! Amém!

Nenhum comentário:

MInha rádio

Eu e minhas irmães

Eu e minhas irmães